terça-feira, 13 de maio de 2014

Atividade 1/ activity 1

(PT)
Hoje, na aula começámos realmente o projecto. Em primeiro lugar, fizemos a gravação número 0 em que nos apresentámos e explicámos o que esperamos deste trabalho e quais achamos que vão ser as nossas  dificuldades. Uma vez feita a gravação, discutimos dentro do grupo e tentámos dar resposta a algumas perguntas que a professora nos propôs acerca do sistema cardiovascular e afixámos estas respostas na nossa sala. A seguir, veio um elemento de um outro grupo para comentar e para dizer a sua opinião sobre o nosso trabalho, e um elemento do nosso grupo foi para os outros dois grupos para o mesmo objectivo.




O que esperamos do trabalho?

Temos algumas dúvidas acerca do nosso trabalho: Preocupamo-nos com o facto de que, eventualmente não tenhamos tempo suficiente para realizar este trabalho de forma satisfatória e que o trabalho seja difícil de realizar, logo que, para o realizar, temos que manipular tecnologias que até este momento não conhecíamos.
Mas este trabalho também tem aspectos positivos: ao realizar este trabalho vamos aprender a utilizar as tecnologias que não conhecíamos e vamos aprender alguns aspectos interessantes sobre o sistema cardiorrespiratório, de forma mais divertida do que dentro da aula.


O sistema cardiovascular - o que sabemos

Depois de realizar a primeira parte chegámos à conclusão de que:

  • Os principais órgãos do sistema cardiovascular são o coração e os vasos sanguíneos (veias, artérias e capilares) e que as suas funções são bombear e transportar o sangue para as células, respectivamente;
  • Não conseguiríamos sobreviver sem sistema circulatório, já que é este que faz chegar às células tudo o que estas necessitam (como o oxigénio, os nutrientes, etc.);
  • Que o coração é como um motor, já que é quem mantém em funcionamento o corpo, assim como um motor mantém em funcionamento a máquina de que faz parte;
  • O sangue faz sempre o mesmo percurso, e no mesmo sentido;
  • A composição do sangue altera-se ao longo do circuito, contendo, por exemplo, mais oxigénio quando acaba de sair dos pulmões e menos oxigénio e mais dióxido de carbono antes de entrar para os pulmões;
  • Os sistemas cardiovascular e respiratório estão interligados, já que o sistema circulatório leva às células o oxigénio que o sistema respiratório lhe "dá".

Também fizemos dois rascunhos do corpo humano na tentativa de explicar a direção que o sangue corre e a organização do sistema em estudo.



- - - - - - - - - - - - - - - - 


(ENG)
Today in class we´ve really began the project. In the first place, we did our first recording wherein we presented ourselves and explained what we expect of this work and what we think will be our difficulties. Once the recording was done, our group discussed and tried to give an answer to the questions, which our teacher gave us, about the cardiovascular system, then we pinned the answers in our classroom. Afterwards, an element of one of the other groups came and commented and say his/her opinion about our work, and one element of our group went to the other two groups with the same intention.






What do we expect of this work?


We have some doubts about it. We are deeply concerned with the deadline as we will be using new technologies we do not yet fully control, which will not render our work easy. On the other hand by learning to use previously unknown technologies, we will learn some interesting aspects regarding the cardiorespiratory system, in a much funnier way than in a normal class environment.

The cardiovascular system - what we know


After we finished the first part we concluded that:

  • The main organs of the cardiovascular system are the heart and the blood vessels (veins,
    arteries and capillaries) and their function is pumping and transporting theblood to the cells, respectively;
    that makes the cells get everything they need (like oxygen, nutrients, etc.);
    keeps the machine it’s a part of functioning.
    oxygen when it just passed by the lungs and less oxygen and more carbon dioxide
    before it enters the lungs;
    cardiovascular system takes oxygen that the respiratory system “gives” them to
    the cells;

  • We wouldn´t be able to survive without the circulatory system, since it’s this one
  • The heart is like an engine, since it keeps the body functioning, just like an engine
  • The blood always has the same course, and in the same direction;
  • The composition of the blood differs along the circuit, containing for example more
  • The cardiovascular and the respiratory system are interconnected, since the
We also did two sketches of the human body in an attempt to explain the direction that the blood flows and the organization of the system that is being studied.

Sem comentários:

Enviar um comentário